“Esses números refletem o trabalho coletivo da saúde integrando as ações desde o nascimento em unidades hospitalares até o trabalho desenvolvido nas nossas salas de vacina e com o trabalho de busca ativa”, frisa o gestor da pasta da Saúde, Vanio Jordani.

As ações impulsionaram também a cobertura vacinal de outros imunizantes. A Pentavalente chegou a 97,26%; a Pólio injetável fechou em 98,21% e a Pneumo 10 pontuou 100,24%; esses e outros imunizantes são aplicados em crianças menores de um ano de idade.

Os índices também são positivos acima de um ano em que a Tríplice Viral chega a 103,02%, por exemplo e a Meningo Conjugada a 99,01%. “A vacinação é um direito garantido à população, para ampliar a cobertura nós trabalhamos com várias ações como vacinação em horário estendido nos bairros, em eventos, nas escolas, com o uso de personagens, foram várias atividades. Nossas equipes fizeram um extenso trabalho de busca ativa”, destaca a adjunta da Saúde, Ana Claudia Ferraz.

“Não são somente números, são vidas protegidas e as vidas mais frágeis e que necessitam de atenção”, reforça a responsável pela Sala de Vacinas do Município, Kátia Dal Prá.

O Selo Ouro

O Programa Imuniza Mais MT, lançado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) em julho de 2021, tem impulsionado o aumento na cobertura vacinal de diversas vacinas como a Pentavalente, Tríplice Viral e BCG. A vacina Pentavalente, por exemplo, subiu de 76,2% em cobertura, no ano de 2021, para 87,7% em outubro de 2025.

No ano de lançamento do programa, a Tríplice Viral apresentava 80,8%, e atualmente apresenta 96,5%. Já a BCG, que antes tinha 81,8%, apresentou 104,1% de aplicação até outubro de 2025.

Outros imunizantes que também apresentaram aumento: a Meningo C, que antes tinha 76,2% de aplicação e agora tem 91,4%; a Rotavírus, que tinha 77,3% passou para 92,8% de aplicação; e a Pneumo 10, que contava com 76,2% de aplicação e agora conta com uma cobertura de 95,9%.

No âmbito do programa, os municípios que mais aplicam doses das vacinas elencadas recebem prêmios em dinheiro, que devem ser investidos na infraestrutura da rede municipal de saúde.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destaca que o programa Imuniza Mais MT é essencial para incentivar altos índices de vacinação no Estado.

“Com a implementação do Imuniza Mais MT, identificamos o aumento de aplicações de diversas vacinas. Isso é um incentivo para garantir que mais pessoas estejam imunizadas contra as principais doenças preveníveis e para que o município tenha mais condições financeiras de investir na rede municipal de saúde. O maior beneficiário é sempre o cidadão”, destacou.

Premiações do programa Imuniza Mais MT

O programa foi desenvolvido pelo Governo de Mato Grosso com o objetivo de incentivar e fortalecer as ações de imunização no Estado. Por meio de premiações, os 142 municípios do Estado são incentivados a manterem altos níveis de imunização.

Até a última edição do programa, o Governo repassou R$ 12,7 milhões em prêmios aos municípios vencedores.

As premiações são definidas pelos selos Diamante, Ouro, Prata e Bronze, divididas em três categorias - (1) com municípios até 10 mil habitantes, (2) entre 10.001 a 30 mil habitantes e (3) a partir de 30.001 habitantes. Todas podem ter até três vencedores por selo, desde que seja atingida a meta.